sexta-feira, 7 de março de 2014

Lista Futebolística 06Março2014 – Pedrofolia, a Fuga das Galinhas e o Galo Elástico.


Bom dia a todos vocês meus caríssimos da Lista Futebolística.

Há quanto tempo não falo nada e nem os ouço (ou leio)?

Normal nessa correria do começo do ano, não sobra muito tempo para as prosas e, principalmente, não tem muita coisa boa para se falar. Até o carnaval a coisa funciona na base da especulação e no ‘deixa pra depois’. Tem um tal de ‘ah, só depois do carnaval’. Pior para quem nada a ver tem com a festa da carne, pois precisa aturar a festa em si e ainda por cima esse comportamento coletivo. Por falar, vocês sabem como se calcula a data do Carnaval?
Pra quem não sabe: Carnaval

Bem caríssimos, nesse carnaval eu pude desenvolver meus conhecimentos técnicos de babá. Cuidei do Pedro san alguns dias em horário integral. Foi demais! (em todos os sentidos).

Veja bem, ame sua mãe e a respeite eternamente pela vida, pelos cuidados e carinhos que ela certamente lhe deu.
Porém, caso tenha um pai como eu, que tenha por um dia que seja cuidado de você nessa fase tenra da vida; além do amor dê respeito, obediência, presentes em todas as datas importantes, faça citações ao seu nome nas monografias, dê um pacote de viagem ao exterior, pague as entradas dos jogos e espetáculos, dê muitos beijos, afagos e, por fim, faça todas as suas vontades. Ele merece tudo isso em dobro... Olha a cara do menino folião.






Neste começo de ano tentei ler sobre a política. Como resultado, uma enxurrada de mais do mesmo com muita cara-de-pau e demagogia. Sem falar no tanto que falam da Copa do Mundo, que por si só já é um absurdo. Na TV tem o BBB. Deste só sei que ainda existe e nada mais. No futebol o meu desânimo é enorme, muito pela Copa. 
No campeonato mineiro é sacanagem assistir aos jogos. Exceto os clássicos, que nada de empolgante tiveram. Aí veio a primeira fase da Libertadores e, pasmem, é igualzinho ao campeonato mineiro. O Galo numa preguiça contagiosa do Paulo Autuori e o Cruzeiro dando um cacete nos chilenos debaixo de um sol de 40 °C. Enfim, nada de nada.

O que me restou? 
Ajudar o meu sobro ogro, Pai Darvin, a fazer um galinheiro. Sim, além de gênio o homem é famoso criador de galinhas, ou avicultor. Lançando mão do recurso técnico mais avançado construímos uns 10 metros quadrados de galinheiro em questão de minutos. Um recorde! 

Observei durante a construção o carinho do Darvin com uma galinha cega. A pobre coitada se orienta pelo som dos outros bichos.
Pois bem, o mestre da caixa d'água viajou e me pediu para que cuidasse da alimentação das meninas durante o carnaval. Quando cheguei encontrei a galinhada toda solta e ouriçada. Vieram correndo em minha direção reivindicando o alimento do dia. Um protesto de pios e carcarejos histéricos. Tinha um grupo delas mais exaltado que exibia uma faixa exigindo a votação no congresso do "bolsa milho" e do "bolsa farelo". Argumentei dizendo para ficarem quietas porque do jeito que as coisas andam o governo vai lançar é o "bolsa galinha" e aí elas estariam literalmente fritas. 
O notável disso tudo é a eficiência do galinheiro que eu o Darvin construímos. SOMENTE A GALINHA CEGA NÃO FUGIU!!! Uma lástima...rsrsrsrsrs

Então escutem essa:

Dona Maria era uma senhora inquilina que durante décadas morou conosco. Tinha um galinheiro superlotado e sempre me impressionava com o fato de conversar com as galinhas. Certa época havia um galo índio muito bonito, grande e imponente, além de brigador. Meu pai era admirado com o bicho e um dia disse.

_ João, esse galo tem mais de 70 cm de altura.
_ Que isso pai, claro que não.
_ Tem sim.
Nessa hora dona Maria deu um risinho zombador para a observação do meu pai.
_ João, entra lá dentro e pega o galo.
_ Tá bom pai, o galo tem mais de 70 cm. Deixa o bicho quieto.
Mas era tarde pra concordar com o Seu Gerson.
_ Entra lá e pega o galo!
Entrei no galinheiro e depois de fintar muito o animal e fugir de umas bicadas peguei pelos pés e pelo pescoço. Então disse meu pai.
_ Me dá ele aqui. Quanto mede o marco dessa porta?
Era a porta da sala da casa da dona Maria.
_ Uai pai, esse marco é de 70 cm.

Nesse momento meu pai segurou o galo, também pelos pés e pelo pescoço, encostou a ponta da unha do bicho num lado da porta e num exercício de elasticidade intensivo esticou o bico do galo até encostar no outro lado da porta. Vi os olhos do animal vidrarem de espanto e um silêncio tomou conta do ambiente. O galo estava calado porque devia estar quase desmaiando, o pai calado pela glória de ter provado os 70 cm do galo, a dona Maria calada porque devia estar pedindo a Deus pela saúde do bicho e eu fiquei calado porque tive medo de abrir a boca e a situação do bicho piorar. Pensei também que graças a Deus a porta era só de 70 cm.

_ Viu, não falei.

Disse o pai soltando o bicho que saiu meio desengonçado correndo no galinheiro. Curioso foi o jeito dos olhares das galinhas para o "rei galo" após o esticão. Alguma coisa tinha mudado... Depois que vi o bicho em liberdade falei:

_ Esticando assim dá até 90.

O certo é que depois daquele dia o galão bonito nunca mais foi o mesmo. Cantava meio xoxo, não brigava mais, perdeu o respeito das galinhas, se entregou à bebida e por fim foi parar na panela. Dona Maria me disse às escondidas:

_ Olha Joãozinho, você nunca mais contesta seu pai a respeito dos meus bichos. Se ele falar que tem 2 metros de altura, você concorda. E se falar que tem menos você concorda também. Acabou com o galo tanto que nem a carne prestou.
Concordei rindo com a mulher.

Das coisas que preciso falar antes que a Copa comece e ninguém dê ouvidos:

  • A coisa anda feia na Venezuela;
  • Tenho acompanhado as postagens via Twitter, já que a imprensa pouco fala da crise (por que será?);
  • Feia também é a situação na Ucrânia;
  • E pensar que o Bernard foi jogar bola lá em um estádio maravilhoso e com um baita salário;
  • Não é só no Brasil que o Futebol destoa da realidade;
  • Coisa difícil é dar comida pra galinha sem conversar com elas. Agora entendo a Dona Maria;
  • Li na IstoÉ que a Ucrânia tem uma dívida de 60 bi e tem só 17 em caixa;
  • Que venha a Copa do Mundo!!! E que o BRT comece a funcionar em BH!!!;
  • Outro dia uma pessoa achou ruim comigo por saber que eu não torceria para o Brasil;
  • Falou de nacionalismo, patriotismo, cultura, investimentos e mais um tanto de abobrinhas;
  • Fiquei calado e não respondi à anta.



Bom fim de semana a todos vocês meus caríssimos.

Nenhum comentário: